Porque é que o Tremoço Tarwi é especial?

Quando nos iniciámos na aventura de começar a Tarwi, descobrimos que a produção de tremoço deixa muito a desejar. É feita de modo a maximizar a validade do produto e minimizar o custo de produção: levando a pouca qualidade e muitos quimicos à mistura.

Somos pequeninos mas ambiciosos, e exigimos melhor. Encontrámos um produtor que acreditou na nossa missão, e com uma equipa incrível de engenheiros alimentares criámos a nossa própria produção que nos permite tratar a leguminosa do início ao fim sem recorrer a quimícos. Orgulhamo-nos de ser o único tremoço cozinhado e preservado em muito baixo teor de sal, e utilizando apenas ingredientes naturais para manter a qualidade e estabilidade dos nossos produtos.

De onde vem o Tremoço Tarwi?

Desde que começámos a Tarwi, que a nossa prioridade tem sido em apenas utilizar tremoço português. Infelizmente, a realidade é que a produção é escassa, e ainda não existe tremoço local suficiente que nos permita crescer. Neste momento, damos prioridade a tremoço que seja produzido de forma sustentável, e utilizamos todo o tipo de tremoço disponível (pequeno, grande, defeituoso), que costuma ser descartado pela indústria.

Em paralelo, estamos a trabalhar para cultivar uma rede de produtores locais uma vez que a visibilidade sobre a nossa procura dá aos agricultores a confiança de plantar e produzir mais.

Onde posso comprar os produtos Tarwi?

Temos uma lista com todos os pontos de venda atuais aqui.


A nossa ambição é fazer chegar os produtos Tarwi ao maior número de pessoas possível e, com isso, tornar mais acessível uma alimentação saudável e equilibrada. Se quiseres fazer parte deste movimento como distribuidor, escreve-nos aqui e, para estar a par de tudo o que fazemos, segue-nos nas redes sociais ou subscreve à nossa newsletter!

Li que os tremoços podem ser tóxicos... é verdade?

Sim... e não. É verdade que o tremoço tem naturalmente alcalóides, mas estes são removidos durante o processo de preparação. A produção de Tremoço Tarwi envolve cozinhar o tremoço em água e, posteriormente, a passagem por água várias vezes até remover estes alcalóides. O processo é moroso e exige atenção e carinho, mas na sua simplicidade permite que se possa aproveitar todos os benefícios nutricionais da semente sem qualquer problema.

Porque é que usam embalagens individuais de plástico?

A nossa prioridade é utilizar materiais sustentáveis, mas aprendemos no terreno que a solução é mais complicada do que parece. Embora tenhamos encontrado opções de embalagens biodegradáveis e compostáveis, a verdade é que estes produtos ainda não são amplamente reciclados e acabam muitas vezes por contaminar o sistema de tratamento de resíduos. Acabámos por optar por utilizar uma opção de plástico reciclável que, não sendo perfeita, nos permite oferecer a qualidade, conveniência e baixo preço para que a Tarwi chegue e ajude o máximo de pessoas.

Quem está por trás da Tarwi? 

A Tarwi foi fundada por amigos portugueses apaixonados por saúde e bem-estar com a ambição de mudar a forma como as pessoas vêem e consomem alimentos saudáveis.

Tendo crescido a comer tremoço mas sem saber o quão nutritivos eram, imaginem a nossa surpresa quando nos apercebemos que parte da solução estava aqui tão perto.

Com a ambição e transparência que nos caracterizam e, sabendo o quão importante é lutar por uma alimentação mais consciente e mais feliz, iniciámos este caminho que prentendemos fazer ao vosso lado!